LESÕES COMPLICAM EQUIPE NORTE-AMERICANA

Kolohe Andino, Kelly Slater e John John Florence estão fora do ISA Games em El Salvador. Foto: WSL / Steve Sherman
John John Florence, Kolohe Andino e Kelly Slater desfalcam equipe norte-americana no ISA Games em El Salvador.

Titulares da equipe norte-americana que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio, o havaiano John John Florence e o californiano Kolohe Andino se recuperam de cirurgias no joelho e tornozelo, respectivamente, e estão fora do ISA World Surfing Games, competição que acontece entre os próximos dias 29 de maio e 6 de junho, em El Salvador. Quem também não embarca para a América Central é o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que ficou fora de toda a perna australiana da World Surf League em virtude de dores no quadril. Ele é o primeiro suplente do time nos Jogos do Japão.

John John Florence sofreu uma contusão nas oitavas de final da etapa do Championship Tour da WSL em Margaret River, Austrália, enquanto Kolohe Andino sequer embarcou para a perna australiana devido a uma entorse.

Na última semana, eles estiveram juntos em uma reabilitação em San Clemente, Califórnia. A cirurgia de Kolohe aconteceu no mês de abril, enquanto a de Florence aconteceu neste mês de maio.

Diante de muitos rumores sobre a sua lesão, o bicampeão mundial John John Florence resolveu se pronunciar nas redes sociais. “Pudemos fazer um reparo do LCA, recolocando a extremidade do ligamento no fêmur”, contou em seu último post. “Foi uma ótima notícia não precisar de uma reconstrução completa. O reparo tem uma recuperação mais curta e, pelo que estou aprendendo, é um processo de cura mais direto para o joelho e os músculos ao redor”, continuou o atleta.

Esta é a terceira lesão no joelho de Florence nas últimas temporadas, mas foi a primeira vez que ele machucou o joelho esquerdo. “Tenho pensado muito sobre o que é preciso para se recuperar e voltar mais forte de uma lesão. Tentei simplificar para mim mesmo algumas coisas – definir metas, me comprometer com elas e gastar tempo para fazer acontecer”, explica Florence.

“Ter o apoio de uma equipe médica dedicada tem sido uma grande ajuda para acelerar todo o processo. Estou muito animado com o quão longe avançamos nas últimas semanas”, conclui o havaiano.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio acontece no 23 de julho, daqui a menos de dois meses. Os Estados Unidos já têm dois atletas classificados na categoria masculina – Kolohe Andino e John John Florence. Cada equipe pode ter até dois homens e duas mulheres. Com isso, Kelly Slater só poderá participar dos Jogos em caso de alguma ausência.

Os próximos suplentes dos Estados Unidos depois de Slater seriam Seth Moniz, Griffin Colapinto, Conner Coffin,  Sebastian Zietz e Ezekiel Lau, nesta ordem. Para que se tornassem “elegíveis” para Tóquio e pudessem disputar as Olimpíadas em caso de desfalques dos atletas cima dele, eles deveriam participar do ISA Games em El Salvador, a menos que fossem liberados por algum motivo médico ou outra razão grave (perda de parentes, etc). Até o momento não há informações sobre as ausências dos atletas.

Em El Salvador, apenas surfistas da nova geração representarão a bandeira dos Estados Unidos na categoria masculina: Taj Lindblad, Dimitri Poulos e Ryan Huckabee. Já as Tops Carissa Moore e Carolina Marks estão confirmadas na categoria feminina ao lado de Alyssa Spencer.

Caso nenhum dos suplentes na categoria masculina dos Estados Unidos tenha sido liberado pela ISA, se alguma vaga norte-americana for aberta para os Jogos no Japão, ela seria herdada por Leo Fioravanti, da Itália. Ele se tornaria o próximo elegível pelo ranking da WSL, já que em sua frente ficariam apenas Tops já classificados, suplentes de países com as duas vagas já preenchidas (Brasil, Austrália e França) e atletas desclassificados pela ausência em El Salvador mesmo tendo sido convocados.