KOLOHE E JOHN JOHN RETORNAM DE LESÃO

John John Florence e Kolohe Andino. Foto: WSL / Steve Sherman
John John Florence e Kolohe Andino retornam às atividades depois de longo período de lesão. Foto: WSL / Steve Sherman

Integrantes da equipe norte-americana nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Kolohe Andino e John John Florence estão de volta às atividades depois de um longo período lesionados. Ambos estiveram na água na última semana, na Califórnia e no Havaí, respectivamente.

“Fui liberado pelos médicos para surfar, caí três ou quatro dias em um longboard, e em seguida descansei”, conta Kolohe, que depois pegou uma 6´3 emprestada por Nate Yeomans para treinar nas pistas de Lower Trestles, em San Clemente, e já está usando foguetes menores. “Gostaria de surfar na minha prancha normal até 1º de julho”, conta o Top californiano.

A lesão de Kolohe Andino no tornozelo ocorreu no período em que as etapas do Tour em Sunset Beach e Steamer Lane foram canceladas pela World Surf League (WSL). Em janeiro, ele passou um período no norte da Califórnia surfando com o amigo Nat Young, depois voltou ao Havaí para pegar mais tubos com John John Florence em Pipeline, que sediou a primeira etapa do Tour. Acabou lesionando o tornozelo ao ser amassado por um canudo.

De volta pra casa, consultou sua equipe médica e foi encaminhado a uma ressonância magnética. O diagnóstico foi de lesões no ligamento talofibular anterior e entorse no tornozelo, ambas de grau 3.

Foi um grande esforço pela recuperação antes das etapas do Tour. Kolohe conta que estava se sentindo bem, até que tentou ficar de pé na prancha. “Doeu demais. Foi a pior dor que já senti”, lembra. “Foi o meu primeiro surf depois da quarentena e meu tornozelo acabara de estourar. Eu sabia que a perna da Austrália estava perdida, então desisti dos próximos quatro eventos e voltei para casa”.

Depois de passar por uma cirurgia para reparar danos no ligamento e incentivar a cicatrização total, o atleta tem se dedicado arduamente às múltiplas sessões de fisioterapia e sessões de treino durante todos os dias.

De volta ao outside, ele fala sobre o processo de evolução até os Jogos. “É a quantidade perfeita de tempo para ir devagar, mas também estar pronto para o Japão. No passado, quando voltei de lesões, houve pressão para estar pronto rapidamente”, explica Andino. “Mas com isso, eu posso ir devagar. E como é mapeado, eu sei onde estarei – por exemplo, na segunda semana de julho eu vou tentar dar aéreos e fazer todas as minhas coisas”.

John John Florence

Assim como o compatriota, John John Florence se recupera de uma cirurgia, mas no joelho. Ele passou por um reparo do LCA (Ligamento Cruzado Anterior), recolocando a extremidade do ligamento no fêmur.

“O apoio que recebi no mês passado foi incrível. Obrigado a todos que me ajudaram neste processo de recuperação. É muito bom voltar a surfar na água!“, comemorou o havaiano.

Os Jogos de Tóquio começam no dia 25 de julho, nas ondas de Shidashita, a 60 quilômetros da capital japonesa.

 

Fonte: World Surf League