FLAMENGO HOMENAGEIA ITALO FERREIRA

Flamengo lança camisa especial em homenagem ao surfista Italo Ferreira, medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, Japão. Foto: Divulgação Flamengo
Flamengo lança camisa especial em homenagem ao surfista Italo Ferreira, medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, Japão. Foto: Divulgação Flamengo

Em homenagem ao primeiro medalhista de ouro da história do surf olímpico, o Flamengo preparou uma camisa especial com o nome de Italo Ferreira, torcedor do clube.

O ouro foi conquistado na madrugada da última terça-feira, nas ondas de Shidashita, na península de Chiba, Japão.

Italo também se tornou o primeiro atleta brasileiro a faturar o ouro nos Jogos de Tóquio. Na final, o surfista do Rio Grande do Norte derrotou o japonês Kanoa Igarashi, que ficou com a prata. O brasileiro chegou a ter sua prancha quebrada logo na primeira onda, depois de atacar uma junção cabulosa, mas trocou o equipamento e voltou determinado para alcançar o sonho do ouro olímpico.

Italo dominou a bateria do início ao fim e não teve muito trabalho para derrotar o adversário, já que Kanoa não conseguiu entrar em sintonia com as ondas e repetir as boas performances das fases anteriores. Em suas duas melhores ondas, o brasileiro somou 7.77 e 7.37, descartando ainda notas 7.00, 5.50 e 4.90, também superiores às pontuações obtidas pelo japonês. Perdido no outside, Kanoa somou apenas 3.83 e 2.77.

Italo Ferreira, Jogos de Tóquio 2021, Shidashita, Tsurigasaki Beach, Japão, Surf, Chiba, Olimpíadas, Ichinomiya. Foto: Jonne Roriz / COB
Italo é o primeiro surfista a faturar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Foto: Jonne Roriz / COB

Sobre Italo Ferreira

Nascido em Baía Formosa (RN), no dia 6 de maio de 1994, Italo Ferreira está no Championship Tour da World Surf League (WSL) desde 2015.

Sua paixão pelo surf começou aos 8 anos. De origem humilde, aprendeu a surfar com as pranchas dos primos, mas, muitas vezes – por não ter um equipamento próprio e não conseguir emprestado – usou as tapas das caixas de isopor do pai, Luiz, que vendia peixes em Baía Formosa.

Aos 10, ele ganhou dos vizinhos a sua primeira prancha, e logo venceu a sua primeira competição local. De lá para cá, foram muitas conquistas nacionais e internacionais.

Em 2019, sagrou-se campeão do maior circuito do surf mundial. Venceu a grande final da última etapa, em Pipeline, no Havaí, contra o bicampeão Gabriel Medina, tornando-se o terceiro brasileiro a conquistar o título.

Também é o primeiro surfista a obter, numa mesma temporada, os títulos da World Surf League e International Surfing Association na categoria masculina.

Com a brilhante campanha em 2019, Italo garantiu vaga na histórica estreia do surf nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e agora escreve seu nome na história olímpica como o primeiro atleta a levar o ouro.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

O primeiro ouro da história do surf nas Olimpíadas

Repórter se emociona em entrevista com Italo Ferreira

Entenda os equipamentos dos atletas nos Jogos