COI CONFIRMA JOGOS EM BRISBANE EM 2032

Snapper Rocks, Superbank, Gold Coast, Queesland, Austrália. Foto: WSL
Snapper Rocks seria uma das opções para os Jogos de Brisbane, caso o surf seja confirmado em 2032. Foto: WSL /

Sem oposição, a cidade de Brisbane, na Austrália, foi confirmada como destino dos Jogos Olímpicos de 2032, como já era esperado. A confirmação veio através do Comitê Olímpico Internacional (COI), em comunicado nesta quarta-feira.

Dois dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio, um comitê com 100 delegados do COI entregou a decisão de 2032. Dos 80 votos possíveis, 77 foram votos válidos e 3 foram abstenções. A cidade australiana recebeu 72 votos.

“Incentivamos projetos de Jogos Olímpicos que sejam sustentáveis e economicamente responsáveis, que proporcionem a melhor experiência possível nos Jogos para atletas e torcedores, e que deixem legados sólidos para as comunidades locais. A visão e o plano dos Jogos de Brisbane 2032 se encaixam nas estratégias regionais e nacionais de longo prazo para o desenvolvimento social e econômico em Queensland e na Austrália e complementam as metas do Movimento Olímpico delineadas na Agenda Olímpica 2020 e 2020 + 5, ao mesmo tempo em que se concentra em proporcionar eventos memoráveis experiências esportivas para atletas e fãs”, falou Thomas Bach, presidente do COI.

Surfe nos Jogos

O surfe ainda é considerado um esporte provisório nas Olimpíadas e só está confirmado nos Jogos de Tóquio e de Paris, na França – a modalidade será disputada em Shidashita, Japão, e nos tubos de Teahupoo, na Polinésia Francesa.

Apesar dos esforços da International Surfing Association (ISA) para que o esporte seja considerado permanente, a presença nos Jogos de Los Angeles, em 2028, ainda é incerta.

Caso a modalidade tenha vida longa nas Olimpíadas, a cidade de Gold Coast, localizada a apenas 80 quilômetros de Brisbane, seria uma ótima alternativa para receber a prova em 2032.

A Austrália já sediou as Olimpíadas em duas ocasiões: 1956, em Melbourne, e 2000, em Sydney.

Confira também:

O palco dos Jogos Olímpicos

Swell marcha em direção ao Japão

Como serão os equipamentos dos brasileiros nos Jogos