AUSTRÁLIA DEVE RECEBER OS JOGOS DE 2032

Snapper Rocks, Superbank, Gold Coast, Queesland, Austrália. Foto: WSL /
Gold Coast, a apenas 80km de Brisbane, pode sediar os Jogos em 2032 caso o surfe siga como modalidade olímpica. Foto: WSL /

Sem oposição até o momento, a cidade de Brisbane, na Austrália, desponta como provável destino dos Jogos Olímpicos de 2032. A informação foi passada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em comunicado na última quinta-feira.

Dois dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio, um comitê com 100 delegados do COI deve entregar a decisão de 2032.

“Esta decisão unânime do Conselho Executivo é um crédito aos anos de trabalho realizado pelo Brisbane 2032, o Comitê Olímpico Australiano e seus parceiros, para testar todos os aspectos do projeto”, informou o COI.

Segundo o presidente do COI, Thomas Bach, o histórico de Brisbane em sediar grandes competições esportivas e amplo apoio político e público ao evento tornam a candidatura da cidade irresistível. “O futuro dos Jogos é brilhante”, falou Bach.

Surfe nos Jogos

O surfe ainda é considerado um esporte provisório nas Olimpíadas e só está confirmado nos Jogos de Tóquio e de Paris, na França – a modalidade será disputada em Shidashita, Japão, e nos tubos de Teahupoo, na Polinésia Francesa.

Apesar dos esforços da International Surfing Association (ISA) para que o esporte seja considerado permanente, a presença nos Jogos de Los Angeles, em 2028, ainda é incerta.

Caso a modalidade tenha vida longa nas Olimpíadas, a cidade de Gold Coast, localizada a apenas 80 quilômetros de Brisbane, seria uma ótima alternativa para receber a prova em 2032.

A Austrália já sediou as Olimpíadas em duas ocasiões: 1956, em Melbourne, e 2000, em Sydney.

Confira também:

Lista fechada para os Jogos de Tóquio

Veja as baterias da primeira fase nos Jogos Olímpicos de Tóquio