ALEJO E MIGUEL COMENTAM OLIMPÍADAS NA TV

Alejo Muniz é um dos inscritos no Corona Montañita Open, etapa do QS da WSL no Equador. Alejo Muniz, Oi Hang Loose Pro Contest, Cacimba do Padre, Fernando de Noronha. Foto: WSL / Daniel Smorigo
Alejo Muniz comenta as disputas de surf nos Jogos de Tóquio. Foto: WSL / Daniel Smorigo

Os atletas profissionais Alejo Muniz e Miguel Pupo serão os comentaristas da Rede Globo nas disputas de surf durante os Jogos de Tóquio. A modalidade terá início no dia 25 de julho, nas ondas de Shidashita, na Península de Chiba, a 60 quilômetros da capital japonesa. A transmissão será exibida nos canais da Sportv.

Também estreante como modalidade olímpica, o skate será comentado por Bob Burnquist, maior medalhista da história dos X-Games.

Alejo estreou como Top do Championship Tour da World Surf League (WSL) em 2011. Em 2014, ele sofreu uma lesão no tornozelo na perna australiana, ficou fora de duas etapas e não conseguiu garantir a permanência no fim do ano.

Como suplente, participou de cinco eventos no Tour no ano seguinte, quando reconquistou sua vaga pelo ranking da divisão de acesso, mas acabou sofrendo uma nova lesão, desta vez no joelho, na França, e ficou um bom tempo afastado das ondas. Em 2016, Alejo só pôde retornar às atividades na terceira etapa do Tour e não conseguiu recuperar o ritmo para defender sua vaga na elite mundial.

Seus melhores resultados no Tour foram logo em sua primeira temporada, quando ficou em terceiro lugar em Nova Iorque e San Francisco, nos Estados Unidos. Outro momento marcante na elite mundial foi em 2014, quando derrotou os campeões mundiais Kelly Slater e Mick Fanning em Pipeline e facilitou o caminho de Gabriel Medina rumo ao primeiro título do Championship Tour para o Brasil.

Além das temporadas na elite e de três vitórias no Qualifying Series – a divisão de acesso Mundial -, Alejo possui um título mundial na categoria Sub-18, conquistado no ISA World Junior 2008.

Miguel Pupo, Surf Ranch Pro 2021, Lemoore, Califórnia (EUA), World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2021, Kelly Slater Wave Pool. Foto: WSL / Morris
Miguel Pupo também marca presença na cobertura. Foto: WSL / Morris

Enquanto Alejo Muniz batalha para retornar à elite, o outro comentarista de surf nos Jogos, Miguel Pupo, defende a sua permanência. O paulista atualmente radicado em Santa Catarina está em 14º lugar no ranking em sua nona temporada.

Seu melhor resultado foi em 2015, na Gold Coast, Austrália, onde ficou em terceiro lugar. No Qualifying Series, Pupo possui cinco vitórias na carreira.

Confira a lista completa dos comentaristas do grupo para as Olimpíadas de Tóquio.

Vôlei

Serginho Escadinha – Ex-líbero bicampeão olímpico
​Fabiana Claudino – Central bicampeã olímpica
Thaísa Menezes – Central bicampeã olímpica
​Talita Antunes – Campeã do Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Bernardinho – Técnico bicampeão olímpico

Basquete

Janeth Arcain – Campeã Mundial pela Seleção Brasileira em 1994
Gustavo de Conti – Técnico do Flamengo

Ginástica Artística

Diego Hypólito – Bicampeão mundial no solo

Lutas

Tiago Camilo – Campeão Mundial de Judô em 2007
Robson Conceição – Campeão Olímpico no Boxe

Natação

Thiago Pereira – Maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos
Joanna Maranhão – Brasileira com a melhor colocação em uma final Olímpica

Skate

Bob Burnquist – Maior medalhista da história dos X-Games

Surfe

Miguel Pupo – Top da WSL
Alejo Muniz – Ex-Top da WSL e campeão mundial Sub-18

Atletismo

Fabiana Murer – Campeã Mundial e dona do recorde sul-americano de Salto com Vara

Leia também:

Veja as baterias da primeira fase nos Jogos de Tóquio

A programação do Brasil para Tóquio

O palco dos Jogos Olímpicos