TOPS ESTREIAM COM VITÓRIA EM EL SALVADOR

Italo Ferreira, Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021, La Bocana, El Tunco. Foto: ISA / Ben Reed
Italo Ferreira vence na estreia em La Bocana, El Salvador. Foto: ISA / Ben Reed

Os Tops da elite mundial Italo Ferreira, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb estrearam com vitória no ISA World Surfing Games em El Salvador. Destaque para a apresentação de Italo, autor das maiores pontuações do dia com 8.43 na melhor onda e 16.43 pontos de somatório.

Veja os resultados e notas de todas as baterias do evento

A abertura do evento contou com as 24 baterias iniciais de cada categoria (masculina e feminina). Ainda pela equipe brasileira, Filipe Toledo ficou de folga e só entrará em ação na segunda-feira, Júlia Santos caiu para a repescagem e Silvana Lima ficou fora da estreia por ter testado positivo para Covid-19.

As mulheres surfaram no pico de El Sunzal, enquanto os homens foram para a água em La Bocana.

Logo na primeira bateria do dia, Júlia Santos perdeu em uma bateria com notas muito baixas.

A equatoriana Génesis Borja venceu com 6.43 pontos, enquanto Júlia ficou atrás da holandesa Julia Van Rooij por apenas um décimo (5.40 a 5.30). Agora, a campeã brasileira profissional de 2019 terá de enfrentar uma longa maratona na repescagem.

Os brasileiros voltaram a entrar em cena na 13 bateria da categoria masculina do ISA Games em El Salvador, com Italo Ferreira vencendo seus adversários com muita tranquilidade depois de totalizar 16.43 pontos, deixando para trás os irlandeses Rory Tuohy (2º) e Oisin Campbell.

Na 16a bateria do feminino, Tati Weston-Webb obteve 13.16 pontos para superar a equatoriana Dominic Barona (2a) e a suíça Fabienne Sutter.

Silvana Lima, ISA World Surfing Games 2019, Miyazaki, Japão. Foto: ISA / Evans
Silvana Lima testa positivo para Covid-19 em dois exames depois de chegar a El Salvador e fica fora da estreia. Foto: ISA / Evans

Como testou positivo para Covid-19 em dois testes realizados em El Salvador, Silvana Lima não pôde ir para a água. Um novo teste foi feito neste domingo e, caso o resultado seja negativo, existe a possibilidade de a atleta disputar a repescagem. Antes de viajar, ela havia testado negativo em dois exames – um de sorologia e outro de RT-PCR.

Segundo a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), a atleta está se sentindo bem e sendo acompanhada pelas equipes médicas da competição e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A brasileira permanece isolada e acomodada em um hotel disponibilizado pelas autoridades locais até que o período de quarentena necessário se encerre.

Líder do ranking da WSL, Gabriel Medina ditou o ritmo da sua bateria no 21º confronto masculino e passou pelo irlandês Gearoid McDaid e o russo Egor Volkov, fechando a participação brasileira no primeiro dia do ISA World Surfing Games em El Salvador. Medina somou 7.33 e 5.17 em suas duas melhores ondas.

Único que ainda não estreou, Filipe Toledo aguarda sua estreia na segunda-feira contra Che Allan, de Barbados, e Nikita Avdeev, da Rússia.

No próximo dia do ISA Games, a partir das 11h no horário de Brasília, a direção de prova pretende finalizar as disputas masculinas em La Bocana e as femininas em El Sunzal. Logo em seguida, também nesta segunda, a ISA inverte as praias e promove o round 2 masculino em El Sunzal e o round 2 feminino em La Bocana.

O round 2 masculino está previsto para começar às 13:40h (Brasília), enquanto o round 2 feminino deve entrar em ação às 15h.

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

Gabriel Medina, Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021, La Bocana, El Tunco. Foto: ISA / Ben Reed
Gabriel Medina também vence na estreia em La Bocana. Foto: ISA / Ben Reed

Próximas baterias dos brasileiros

Round 1 masculino (La Bocana)

29 Filipe toledo (BRA), Che Allan (BAR) e Nikita Avdeev (RUS)

Round 2 masculino (El Sunzal)

7 Italo Ferreira (BRA), Carlos Muñoz (CRI), Rio Waida (IND) e John Mark Tokong (FIL)
11 Gabriel Medina (BRA), Stanley Norman (ING), Joan Duru (FRA) e Edito Alcala Jr. (FIL)

Round 2 feminino (La Bocana)

8 Brisa Hennessy (CRI), Estela López (CHI), Tatiana Weston-Webb (BRA) e Pauline Ado (FRA)

Repescagem feminina (Round 1)

1 Júlia Santos (BRA), Canelle Bulard (FRA), Emily Gussoni (ITA) e Maxima Resano (NIC)