AS 12 VAGAS EM JOGO PARA TÓQUIO

El Sunzal, El Tunco, El Salvador. Foto: Divulgação ISA / Surf City
El Salvador é sede do ISA World Surfing Games. Foto: Divulgação ISA / Surf City

A International Surfing Association (ISA) confirmou a realização do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games entre os dias 29 de maio e 6 de junho, em dois picos de El Salvador: El Sunzal e La Bocana.

É a última batalha no sistema de qualificação do surf para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição vai definir as 12 vagas finais para os atletas elegíveis melhores colocados – 7 vagas para mulheres e 5 para homens.

Dos 40 surfistas que vão competir em Tóquio, 28 já se classificaram provisoriamente pelo ranking do Championship Tour da World Surf League, pelo ISA World Surfing Games 2019 e pelos Jogos Pan-americanos de Lima 2019.

Uma delegação do ISA, liderada pelo diretor executivo Robert Fasulo, visitou os locais no fim de abril para se reunir com os organizadores e líderes de turismo, saúde e segurança salvadorenhos para avançar no planejamento do evento e na implementação de um plano robusto de saúde e biossegurança.

Italo Ferreira, ISA World Surfing Games 2019, Miyazaki, Japão. Foto: ISA
Defensor do título do evento, Italo Ferreira é um dos integrantes da equipe brasileira. Foto: ISA

Os Jogos Mundiais de Surf devem receber atletas de mais de 50 países ao redor do mundo em busca das últimas vagas olímpicas disponíveis. “Finalmente chega o momento de qualificar os surfistas olímpicos finais. Tem sido uma época desafiadora durante grande parte do ano em todo o mundo, mas agora podemos ver a luz no fim do túnel. Estamos avançando a todo vapor em direção aos Jogos Mundiais de Surf e Tóquio 2020″, diz o presidente da ISA, Fernando Aguerre.

“A Cerimônia de Encerramento será particularmente especial neste evento, pois vamos reunir os surfistas qualificados e reconhecê-los e homenageá-los por seus esforços bem-sucedidos para se tornarem os primeiros surfistas olímpicos de todos os tempos. Esse feito histórico é algo que viverá com eles para sempre”, continua Aguerre.

“Estamos muito satisfeitos com o progresso de nossa equipe e do governo de El Salvador na implementação do plano de saúde e biossegurança. Temos consultado especialistas em saúde, internos e externos, para garantir que estamos criando um ambiente seguro para todos os participantes do evento. Estamos ansiosos para hospedar as melhores equipes nacionais de surf do mundo e unir a comunidade global de surfistas em paz mais uma vez”, finaliza o dirigente.

Time Brasil

A equipe brasileira marca presença no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games, apesar de os quatro atletas já estarem garantidos em Tóquio – Italo Ferreira e Gabriel Medina no masculino, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb no feminino. Completam a delegação Filipe Toledo entre os homens e Júlia Santos entre as mulheres. Por ter sido Top 10 do Tour em 2019, Filipe também está elegível, mas só poderá ir ao Japão como substituto de Italo ou Medina, já que cada equipe pode ter até dois homens e duas mulheres.

Atletas convocados para a equipe brasileira

Italo Ferreira (RN)
Gabriel Medina (SP)
Filipe Toledo (SP)
Tatiana Weston-Webb (RS)
Silvana Lima (CE)
Júlia Santos (SP)