ITALO DEIXA O ISA GAMES

Italo Ferreira, Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021, La Bocana, El Tunco. Foto: ISA / Pablo Jimenez
Com missão cumprida, Italo Ferreira opta por deixar o ISA Games em El Salvador. Foto: ISA / Pablo Jimenez

Com o ISA World Surfing Games se afunilando e a briga pelas últimas vagas nos Jogos Olímpicos ganhando pressão, o atual campeão mundial Italo Ferreira – que já está garantido em Tóquio – optou por deixar a competição em El Salvador. Italo era o único brasileiro no evento principal, mas decidiu abrir mão da vaga por ter já ter cumprido sua missão.

Acompanhe a transmissão ao vivo do ISA Games

Na próxima fase, ele duelaria com o australiano Julian Wilson e o francês Jeremy Flores, que também já estão confirmados nas Olimpíadas. “A competição vai entrar em sua reta final e, mesmo que eu participasse da próxima bateria, em seguida eu enfrentaria atletas que estão chegando muito perto da classificação. Desde que cheguei aqui, eu já tinha isso em mente: não queria tirar o sonho olímpico de ninguém, e sim compartilhar”, explica Italo.

O Top da elite mundial falou também sobre os motivos que o levaram a passar alguns dias a mais em El Salvador, antes de ir embora. “Chegamos aqui e tivemos uma estrutura de primeira para a equipe do Brasil. Pude aproveitar essa boa oportunidade de preparação para os Jogos Olímpicos, com profissionais de ponta que estarão conosco também no Japão. Quero agradecer a todos pela forma como nos acolheram. Muito obrigado, vocês foram demais”, continua o surfista, que é o atual campeão da World Surf League e também do ISA Games.

Italo Ferreira elogiou ainda o povo de El Salvador. “Fomos muito bem tratados aqui e não pude deixar de retribuir. Sei que muitos estavam na expectativa de ver os surfistas da WSL em ação, pude sentir o clima na praia, então fiquei feliz também por poder surfar em algumas baterias, mas chegou o momento de me preparar para outros desafios”, comenta o atleta.

Falta pouco tempo para a próxima etapa do Championship Tour da World Surf League (WSL), que acontece na piscina de ondas desenvolvida pela Kelly Slater Wave Company, em Lemoore, Califórnia (EUA). “É um evento muito difícil e ainda não consegui um bom resultado lá, então preciso me preparar da melhor forma possível para brigar pelo título”, finaliza Italo, que está em segundo lugar no ranking deste ano.

Outro que optou por sair foi Filipe Toledo, que havia caído para a repescagem na última terça. Com isso, o Brasil fica sem representantes no evento. Logo depois da primeira fase, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb deixaram El Salvador. Silvana Lima testou positivo para Covid-19 nos testes feitos depois da sua chegada a El Salvador e não pôde competir. Já Júlia Santos disputou a categoria feminina e não conseguiu um bom resultado, perdendo no evento principal e também na repescagem.