TUDO PRONTO EM EL SALVADOR

El Sunzal, El Tunco, El Salvador. Foto: Divulgação ISA / Surf City
El Sunzal é um dos picos do ISA World Surfing Games 2021. Foto: Divulgação ISA / Surf City

A previsão indica boas ondas para os próximos dias em El Salvador e o aguardado Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 terá início neste sábado (29), com a tradicional cerimônia de abertura promovida pela International Surfing Association. Depois, a direção de prova pretende colocar na água as primeiras baterias das categorias masculina e feminina.

A seleção brasileira já desembarcou no país da América Central e defenderá o título por equipes com Italo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb e Julia Santos. O primeiro compromisso do Time Brasil será na cerimônia de abertura, marcada para as 13 horas (de Brasília), com mais de 250 atletas de 51 países.

Na sequência, se as condições permitirem, a disputa terá início ainda neste sábado, às 17 horas (de Brasília), nos dois palcos escolhidos para sediar o campeonato: La Bocana e El Sunzal. Enquanto os homens seguem para La Bocana para as 12 primeiras baterias do Round 1, as mulheres duelam nas direitas de El Sunzal, também nos 12 confrontos iniciais.

No masculino, Italo Ferreira defende a medalha de ouro, enquanto no feminino, o título do último ISA World Surfing Games, disputado em 2019 nas ondas de Miyazaki, Japão, foi conquistado pela peruana Sofia Mulanovich. Na ocasião, Silvana Lima faturou a medalha de prata e Gabriel Medina ficou com o bronze.

Equipe brasileira, Tatiana Weston-Webb, filipe Toledo, silvana lima, Gabriel Medina e Italo Ferreira, ISA World Surfing Games 2019, Miyazaki, Japão. Foto: ISA / Evans
Equipe brasileira defende o título da competição. Foto: ISA / Evans

Transmissão ao vivo

Com janela até o dia 6 de junho, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games será transmitido ao vivo no Brasil com exclusividade pelo Canal Olímpico do Brasil. Além disso, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) vai acompanhar a seleção brasileira direto de El Salvador com fotos, vídeos e atualizações diárias das baterias em suas redes sociais.

Previsão de ondas

De acordo com a previsão oficial do evento, várias ondulações devem atingir a costa salvadorenha durante a janela de espera. Neste fim de semana, um primeiro swell deve oferecer ondas na casa de 1 metro e boa formação. Também são esperados ventos fracos e favoráveis pela manhã, podendo se transformar em maral na parte da tarde, ainda que sem força.

O maior swell do período de espera está previsto para o dia 1º de junho, e deverá manter-se na região de El Tunco até o dia 4, com ondas de 2 a 3 metros. Nesses dias, a ação deve acontecer em El Sunzal, já que as condições podem ficar muito grandes para La Bocana. Apesar de o mar perder força nos dias seguintes, há expectativa uma nova ondulação nos últimos dois dias da janela.

Italo Ferreira e Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, filipe Toledo, silvana lima, Gabriel Medina e Italo Ferreira, ISA World Surfing Games 2019, Miyazaki, Japão. Foto: ISA / Evans
Italo Ferreira e Gabriel Medina são os atletas olímpicos brasileiros na categoria masculina. Foto: ISA / Evans

Vagas olímpicas

O Surf City El Salvador ISA World Surfing Games distribuirá medalhas de ouro nas categorias masculina, feminina e por equipes, mas um dos grandes atrativos desta edição será a definição dos últimos 12 classificados (sete mulheres e cinco homens) para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados em 2020 por causa da pandemia de Covid-19.

Pelo Brasil, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima já estão elegíveis para as Olimpíadas. Vale lembrar que cada país só poderá levar no máximo dois representantes por gênero para a estreia da modalidade em um palco olímpico.

Já em El Salvador, a seleção brasileira conta com o apoio da grife carioca Wöllner, que será a responsável por vestir a delegação, além do suporte de longa data da marca Silverbay, referência em equipamentos para atletas de alta performance.

A Confederação Brasileira de Surf também preparou uma estrutura especial para receber o time brasileiro em El Salvador. O local de hospedagem foi cuidadosamente escolhido para oferecer as melhores condições de segurança, treinamentos e recuperação aos atletas, além da facilidade de acesso ao local de competição.

Protocolos de combate à Covid-19

Tendo a saúde e segurança dos atletas como prioridade máxima, a ISA e o governo de El Salvador elaboraram e implementaram um robusto plano de prevenção à Covid-19. Este plano inclui protocolos como testes diários, distanciamento social, limitação do número de pessoas presentes no local do evento e vacinação de parte do staff.