ISA CONFIRMA NOVOS EVENTOS EM EL SALVADOR

Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021, La Bocana, El Tunco. Foto: ISA / Pablo Jimenez
El Salvador recebe eventos da ISA em 2022 e 2023. Foto: ISA / Pablo Jimenez

A International Surfing Association (ISA) anunciou outra edição do ISA World Surfing Games em El Salvador. A prova está confirmada para 2023 e deve ser válida como evento qualificatório para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

O status de qualificação está sujeito à aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Vale ressaltar que nas Olimpíadas da França, as disputas de surf terão como cenário os tubos de Teahupoo, no Tahiti.

Também em El Salvador, a ISA promove o Vissla ISA World Junior Surfing Championship, Mundial para atletas de até 18 anos, em El Sunzal e La Bocana, no ano de 2022.

“Encontramos parceiros incríveis em El Salvador para o benefício de longo prazo do surf”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA. “Gostaria de agradecer especialmente ao presidente Bukele e à ministra Valdez por seu forte compromisso com o sucesso destes Jogos Mundiais de Surf e por sua crença no ISA e em nossa missão. O que eles conseguiram aqui nestes últimos dias é nada menos que notável e por isso, somos gratos e desejosos de continuar a expandir e fortalecer esta parceria”, continua o dirigente.

“Assim como as centenas de surfistas de todo o mundo que vieram aqui e experimentaram o belo país de El Salvador e sua calorosa hospitalidade, estamos ansiosos para continuar a voltar aqui com o interesse de fazer um mundo melhor por meio do surfe“, conclui Aguerre.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, também comemora a parceria. “Há muito pouco, decidimos que El Salvador tinha que construir um novo futuro, mudar todas as coisas que nos fizeram sofrer no passado e construir o nosso próprio destino. Por estranho que pareça para alguns, decidimos que o surf vai fazer parte desse destino. O surf muda a vida das pessoas. Encontramos um grande parceiro na ISA porque eles compartilham e promovem esse ideal. Sempre seremos gratos por sua ajuda a colocar El Salvador na história do surf e sua jornada para se tornar um esporte olímpico”, destaca Bukele.

“Como parte da iniciativa SurfCity, temos a honra de sediar os Jogos novamente e continuar a mostrar ao mundo o que nosso lindo país tem a oferecer”, finaliza o presidente.