CAROL BASTIDES VENCE MAIS UMA E ARTHUR VILAR SEGUE LÍDER DO BRASILEIRO

Carol Bastides e Arthur Vilar, CBSurf Rip Curl Grom Search 2022, Praia do Cupe, Porto de Galinhas, Ipojuca (PE), Pernambuco. Foto: Rouse Belo
Carol Bastides segue invicta e Arthur Vilar garante liderança da Sub 12 com nova final no CBSurf Rip Curl Grom Search. Foto: Rouse Belo.

Os grommets Carol Bastides e Arthur Vilar seguem dando show no CBSurf Rip Curl Grom Search, principal circuito de base do surf brasileiro. Desta vez, o cenário foi a praia do Cupe, em Porto de Galinhas (PE), e Carol comandou a festa mantendo a invencibilidade na Sub 12 e ficando em terceiro lugar na Sub 14. Já Arthur Vilar  manteve a liderança do ranking com o vice-campeonato na Sub 12 masculina, chegando também à semi da Sub 14.

Com quatro vitórias em oito categorias, os paulistas voltaram a garantir a vitória por equipes na segunda etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search. A competição reuniu 232 atletas de 14 estados e o time vencedor levou a melhor com Carol Bastides e Vini Palma, na Sub 12, Ryan Kainalo, na Sub 16, e Guilherme Fernandes, na Sub 18. Dos quatro, Carol e Ryan repetiram as vitórias comemoradas na etapa inicial, em Vila Velha (ES).

Outros dois atletas também garantiram 100% de aproveitamento no ranking: o paranaense Anuar Chiah, na Sub 14, e a catarinense Kiane Hyakutake, na Sub 18. O time de Santa Catarina ainda comemorou mais uma conquista, com Luiza Teixeira, na Sub 14 feminina, e o Rio Grande do Sul levou na Sub 16 feminina, com Alexia Monteiro.

Carol Bastides e Arthur Vilar, CBSurf Rip Curl Grom Search 2022, Praia do Cupe, Porto de Galinhas, Ipojuca (PE), Pernambuco. Foto: Damangar
Carol Bastides está invicta na categoria Sub e ainda sai de Pernambuco com o terceiro lugar na Sub 14. Foto: Damangar

Outro grande destaque da etapa foi Luara Mandelli, do Paraná, chegando em três finais e ficando em segundo lugar em todas. Também merece atenção o paraibano Yuri Barros, vice da Sub 18 e que teve a maior nota, um 9,17, e o melhor somatório, 16,67, de 20 possíveis, na semifinal.

O Circuito define os campeões brasileiros de surf de base com limite de 18 anos e também vale vagas para a seleção que disputará o ISA World Junior Championship, o mundial da categoria, na Sub 18 e Sub 16. A grande final está confirmada para os dias 22 a 25 de setembro, em mais um pico icônico do surf, o Píer de Atlântida, em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul.

As finais foram abertas com os caçulas da Sub 12. Carol Bastides levou a melhor novamente. Lanay Thompson vinha muito bem, mas cometeu interferência e ficou só com uma nota, facilitando a vitória da paulista. Entre os meninos, Vini Palma abriu com uma nota 8 e se manteve na ponta até o final. Na Sub 14 feminina, Carol Bastides voltou para o mar, Luara Mandelli fez a primeira das três finais e apostava em sua faixa etária, mas quem começou na ponta e se manteve foi Luiza Teixeira, vencendo por uma diferença mínima – 8,64 a 8,50.

Na Sub 14 masculina, Anuar Chiah foi o que surfou mais ondas e garantiu a vitória justamente nas duas últimas performances, para virar sobre Kalani Robles, de São Paulo, e Yuri Gabriel, do Rio de Janeiro. “Hoje foi mais um dia incrível para a minha vida. Agora, vamos para o Rio Grande do Sul e, se Deus quiser, levar mais uma taça para o Paraná”, disse Anuar.

“Peguei ondas muito boas. Consegui me achar. Queria ter ganhado também na Sub 14, mas estou bem feliz. Gostei bastante desse lugar, muito lindo e fui muito bem recebida aquia. Essa vitória foi muito especial, porque foi presente de aniversario para o meu pai e também, porque o meu avô é pernambucano. Então, Pernambuco está no meu sangue”, festejou Carol Bastides.

Arthur Vilar, CBSurf Rip Curl Grom Search 2022, Praia do Cupe, Porto de Galinhas, Ipojuca (PE), Pernambuco. Foto: Rouse Belo
Arthur Vilar é vice-campeão da Sub 12 e chega à semifinal da Sub 14. Foto: Rouse Belo

Luara Mandelli também disse ter ficado feliz com seu desempenho em Pernambuco. “Foi um dia intenso demais. Seis baterias praticamente seguidas. Sei a importância do título brasileiro e da vaga para o ISA, por isso dei o meu melhor para poder conseguir um bom resultado e para representar o meu estado. Foi muito puxado três categorias, mas tenho certeza de que lá no futuro vai fazer a diferença na minha formação como atleta”, avaliou Luara.

Na Sub 16 feminina, Alexia Monteiro abriu com uma boa onda e ficou na frente. Luara, mesmo com a melhor nota da bateria, não conseguiu virar o placar. Já no masculino, Ryan Kainalo manteve a hegemonia, assegurando a nova vitória com um 7,5 pontos.

Na Sub 18 feminina, Kiane também foi superior, inclusive com a maior nota da disputa, um 6,83, vendo Luara repetir o segundo lugar pela terceira vez. Já na última apresentação do evento, uma disputa acirradíssima. Yuri vinha de grande atuação na semi, o pernambucano Luan Ferreyra defendia a liderança, Ryan Kainalo tinha acabado de vencer na Sub 16 e tentava assumir a ponta também na categoria acima, mas quem brilhou foi Guilherme Fernandes.

O placar final mostrou bem o show nas ondas – Guilherme, 14,83, Yuri, 14,17, Ryan, 13,46.  “Eu não estou acreditando até agora. Foi irado, ainda mais com esse nível técnico altíssimo. Estou muito feliz”, falou Guilherme.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Carol Bastides, CBSurf Rip Curl Grom Search 2022, Praia do Cupe, Porto de Galinhas, Ipojuca (PE), Pernambuco. Foto: Damangar
Carol Bastides em ação na praia do Cupe, Porto de Galinhas. Foto: Damangar

RESULTADOS DA ETAPA INICIAL

SUB18 MASCULINA

1 Luan Ferreira – PE
2 Ryan Kainalo – SP
3 Samuel Joquinha – RN
4 Murilo Coura – SP

SUB18 FEMININA

1 Kiany Hyakutake – SC
2 Laura Raupp – SC
3 Nairê Marquez – SP
4 Sophia Gonçalves – SP

SUB16 MASCULINA

1 Ryan Kainalo – SP
2 Anuar Chiah – PR
3 Guilherme Lemos – PR
4 Rayan Fadul – BA

SUB16 FEMININA

1 Gabriely Vasque – PR
2 Aysha Rato – RJ
3 Sophia Gonçalves – SP
4 Laura Raupp – SC

SUB14 MASCULINA

1 Anuar Chiah – PR
2 Yuri Gabriel – SC
3 Kalani Robles – SP
4 Pedro Henrique – SP

SUB14 FEMININA

1 Luara Mandelli – PR
2 Maria Eduarda – BA
3 Maria Beatriz – SP
4 Maria Clara – RN

SUB12 MASCULINA

1 Arthur Vilar – RN
2 Nicolas Silva – CE
3 Michel Demétrio – SC
4 Bernardo Brizola – RN

SUB12 FEMININA

1 Carol Bastides – SP
2 Kyara Antunes – SC
3 Manu Medeiros – SP
4 Paula Stefani – SP

EQUIPES

1 São Paulo
2 Paraná
3 Santa Catarina
4 Rio de Janeiro

*Com informações da FMA Notícias.

Leia também:

Arthur Vilar derrota atletas de até 14 anos

Carol Bastides é atração na TV Tribuna

Arthur Vilar e Carol Bastides no pódio do Hang Loose Surf Attack