
Os grommets Carol Bastides e Arthur Vilar seguem dando show no CBSurf Rip Curl Grom Search, principal circuito de base do surf brasileiro. Desta vez, o cenário foi a praia do Cupe, em Porto de Galinhas (PE), e Carol comandou a festa mantendo a invencibilidade na Sub 12 e ficando em terceiro lugar na Sub 14. Já Arthur Vilar manteve a liderança do ranking com o vice-campeonato na Sub 12 masculina, chegando também à semi da Sub 14.
Com quatro vitórias em oito categorias, os paulistas voltaram a garantir a vitória por equipes na segunda etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search. A competição reuniu 232 atletas de 14 estados e o time vencedor levou a melhor com Carol Bastides e Vini Palma, na Sub 12, Ryan Kainalo, na Sub 16, e Guilherme Fernandes, na Sub 18. Dos quatro, Carol e Ryan repetiram as vitórias comemoradas na etapa inicial, em Vila Velha (ES).
Outros dois atletas também garantiram 100% de aproveitamento no ranking: o paranaense Anuar Chiah, na Sub 14, e a catarinense Kiane Hyakutake, na Sub 18. O time de Santa Catarina ainda comemorou mais uma conquista, com Luiza Teixeira, na Sub 14 feminina, e o Rio Grande do Sul levou na Sub 16 feminina, com Alexia Monteiro.

Outro grande destaque da etapa foi Luara Mandelli, do Paraná, chegando em três finais e ficando em segundo lugar em todas. Também merece atenção o paraibano Yuri Barros, vice da Sub 18 e que teve a maior nota, um 9,17, e o melhor somatório, 16,67, de 20 possíveis, na semifinal.
O Circuito define os campeões brasileiros de surf de base com limite de 18 anos e também vale vagas para a seleção que disputará o ISA World Junior Championship, o mundial da categoria, na Sub 18 e Sub 16. A grande final está confirmada para os dias 22 a 25 de setembro, em mais um pico icônico do surf, o Píer de Atlântida, em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul.
As finais foram abertas com os caçulas da Sub 12. Carol Bastides levou a melhor novamente. Lanay Thompson vinha muito bem, mas cometeu interferência e ficou só com uma nota, facilitando a vitória da paulista. Entre os meninos, Vini Palma abriu com uma nota 8 e se manteve na ponta até o final. Na Sub 14 feminina, Carol Bastides voltou para o mar, Luara Mandelli fez a primeira das três finais e apostava em sua faixa etária, mas quem começou na ponta e se manteve foi Luiza Teixeira, vencendo por uma diferença mínima – 8,64 a 8,50.
Na Sub 14 masculina, Anuar Chiah foi o que surfou mais ondas e garantiu a vitória justamente nas duas últimas performances, para virar sobre Kalani Robles, de São Paulo, e Yuri Gabriel, do Rio de Janeiro. “Hoje foi mais um dia incrível para a minha vida. Agora, vamos para o Rio Grande do Sul e, se Deus quiser, levar mais uma taça para o Paraná”, disse Anuar.
“Peguei ondas muito boas. Consegui me achar. Queria ter ganhado também na Sub 14, mas estou bem feliz. Gostei bastante desse lugar, muito lindo e fui muito bem recebida aquia. Essa vitória foi muito especial, porque foi presente de aniversario para o meu pai e também, porque o meu avô é pernambucano. Então, Pernambuco está no meu sangue”, festejou Carol Bastides.

Luara Mandelli também disse ter ficado feliz com seu desempenho em Pernambuco. “Foi um dia intenso demais. Seis baterias praticamente seguidas. Sei a importância do título brasileiro e da vaga para o ISA, por isso dei o meu melhor para poder conseguir um bom resultado e para representar o meu estado. Foi muito puxado três categorias, mas tenho certeza de que lá no futuro vai fazer a diferença na minha formação como atleta”, avaliou Luara.
Na Sub 16 feminina, Alexia Monteiro abriu com uma boa onda e ficou na frente. Luara, mesmo com a melhor nota da bateria, não conseguiu virar o placar. Já no masculino, Ryan Kainalo manteve a hegemonia, assegurando a nova vitória com um 7,5 pontos.
Na Sub 18 feminina, Kiane também foi superior, inclusive com a maior nota da disputa, um 6,83, vendo Luara repetir o segundo lugar pela terceira vez. Já na última apresentação do evento, uma disputa acirradíssima. Yuri vinha de grande atuação na semi, o pernambucano Luan Ferreyra defendia a liderança, Ryan Kainalo tinha acabado de vencer na Sub 16 e tentava assumir a ponta também na categoria acima, mas quem brilhou foi Guilherme Fernandes.
O placar final mostrou bem o show nas ondas – Guilherme, 14,83, Yuri, 14,17, Ryan, 13,46. “Eu não estou acreditando até agora. Foi irado, ainda mais com esse nível técnico altíssimo. Estou muito feliz”, falou Guilherme.
Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

RESULTADOS DA ETAPA INICIAL
SUB18 MASCULINA
1 Luan Ferreira – PE
2 Ryan Kainalo – SP
3 Samuel Joquinha – RN
4 Murilo Coura – SP
SUB18 FEMININA
1 Kiany Hyakutake – SC
2 Laura Raupp – SC
3 Nairê Marquez – SP
4 Sophia Gonçalves – SP
SUB16 MASCULINA
1 Ryan Kainalo – SP
2 Anuar Chiah – PR
3 Guilherme Lemos – PR
4 Rayan Fadul – BA
SUB16 FEMININA
1 Gabriely Vasque – PR
2 Aysha Rato – RJ
3 Sophia Gonçalves – SP
4 Laura Raupp – SC
SUB14 MASCULINA
1 Anuar Chiah – PR
2 Yuri Gabriel – SC
3 Kalani Robles – SP
4 Pedro Henrique – SP
SUB14 FEMININA
1 Luara Mandelli – PR
2 Maria Eduarda – BA
3 Maria Beatriz – SP
4 Maria Clara – RN
SUB12 MASCULINA
1 Arthur Vilar – RN
2 Nicolas Silva – CE
3 Michel Demétrio – SC
4 Bernardo Brizola – RN
SUB12 FEMININA
1 Carol Bastides – SP
2 Kyara Antunes – SC
3 Manu Medeiros – SP
4 Paula Stefani – SP
EQUIPES
1 São Paulo
2 Paraná
3 Santa Catarina
4 Rio de Janeiro
*Com informações da FMA Notícias.
Leia também:
Arthur Vilar derrota atletas de até 14 anos
Carol Bastides é atração na TV Tribuna
Arthur Vilar e Carol Bastides no pódio do Hang Loose Surf Attack