ARTHUR VILAR APRONTA EM UBATUBA

Com apenas 9 anos, Arthur Vilar é finalista na Sub 10 do Hang Loose Surf Attack e fica em sétimo na Sub 14 do Brasileiro em Ubatuba (SP).
Com apenas 9 anos, Arthur Vilar é finalista na Sub 10 do Hang Loose Surf Attack e fica em sétimo na Sub 14 do Brasileiro em Ubatuba (SP).

Nascido na Paraíba e radicado em Baía Formosa (RN), Arthur Vilar tem apenas 9 anos, mas já desafia garotos acima da sua idade nas competições, como em Ubatuba (SP). Com muita personalidade, o pequeno atleta foi ao litoral paulista e colheu bons resultados em duas competições tradicionais, o Hang Loose Surf Attack e o CBSurf Júnior Tour.

Primeiro foi a vez de Arthur chegar ao pódio do circuito estadual da nova geração paulista, ficando em terceiro lugar na decisão da Sub 10, atrás de Vini Palma (1º), que havia sido superado pelo paraibano na semifinal, e de Calebe Simões (2º), também derrotado por Arthur nas baterias classificatórias. Em quarto ficou Michel Demétrio.

Pódio Petit Sub 10, Hang Loose Surf Attack 2020, Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP). Foto: Daniel Smorigo
Pódio da Petit Sub 10 no Hang Loose Surf Attack. Foto: Daniel Smorigo

Na sequência, Arthur fez a sua estreia em outra competição de peso, o CBSurf Júnior Tour, o Circuito Brasileiro. Dessa vez, ele encarou garotos de até 14 anos e começou muito bem, vencendo a bateria de estreia.

No round 2, o paraibano travou uma dura batalha pela segunda vaga com Guilherme Fernandes e Cauã Campos, mas terminou em terceiro por uma pequena diferença. A bateria foi vencida por Ryan Kainalo, surfista de 14 anos que acabou vencendo a etapa no quintal de casa.

“Passei a primeira bateria e depois peguei uma bateria casca-grossa. Quase passei também, mas não deu. Gostei muito do campeonatos e estamos aí representando”, disse o pequenino.

Sobre Arthur Vilar

Foi nas pequenas ondas da praia do Cabo Branco, em João Pessoa, que Arthurzinho deu seus primeiros passos no esporte, incentivado pelo pai, o ex-competidor Arthur de Souto, bicampeão paraibano de surf, mas atualmente trabalhando como policial militar no helicóptero da Secretaria de Segurança da Paraíba. Quem também está sempre colada com Arthurzinho nas praias é a mãe, Rouse Belo, outra grande incentivadora do pequenino.

Frequentando as ondas de Baía Formosa (RN) no fim de semana e também a praia do Bessa, Arthur Vilar começou a evoluir rapidamente e passou a se aventurar nas competições.

Devido à melhor qualidade das ondas potiguares, a família optou por se mudar definitivamente para Baía Formosa, mas Arthurzinho segue representando a Paraíba nos pódios.

Na categoria Sub 8 do Circuito Cearense, Arthur Vilar foi campeão antecipado depois de vencer as três primeiras etapas. Também já foi campeão paraibano da Sub 8 e vice-campeão da Sub 10, além de muitos outros títulos em eventos disputados na Paraíba e Rio Grande do Norte.

A estrada é longa, mas, com tanto incentivo dos pais e um “padrinho” campeão do mundo, o pequeno Arthur tem tudo para carregar a bandeira da Paraíba pelos quatro cantos do Planeta, e, quem sabe, repetir o sucesso do ídolo Italo Ferreira, ou a história de outro paraibano que era frequentador assíduo das ondas de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte: Fabio Gouveia.