ITALO É CAMPEÃO BRASILEIRO

Italo Ferreira, Catarinense Pro 2014, Prainha de São Francisco do Sul (SC). Foto: Basílio Ruy
Italo Ferreira fica em terceiro no Catarinense Pro em São Chico e garante o título brasileiro da ABRASP. Foto: Basílio Ruy

Terminou nesta quarta-feira (10), na Prainha de São Francisco do Sul (SC), a segunda etapa do Oakley Pro14, evento válido pelo Circuito Catarinense de Surf Profissional da Fecasurf e também como penúltima etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional da Abrasp, coroando Italo Ferreira como novo campeão da entidade.

O evento distribuiu R$ 30 mil de premiação, além de 1.500 pontos para o ranking da Fecasurf e 1.500 pontos para o ranking da Abrasp. O evento contou com a participação de 92 atletas de dez estados.

Com a terceira colocação na Prainha, o potiguar Italo Ferreira garantiu por antecipação o título brasileiro de surf profissional 2014 da Abrasp. Italo é representante da nova geração do surf brasileiro e está em ótima fase. Além de conquistar a sonhada vaga na elite do surf mundial, foi vice-campeão mundial Pro Junior em 2014, confirmando a excelente performance.

“Estou muito feliz. Este ano deu tudo certo e consegui conquistar quase todos os meus objetivos, graças a Deus. Agora é descansar um pouco e focar na próxima temporada”, declarou o campeão brasileiro de surf profissional 2014 da Abrasp.

Luel Felipe, Alcides Neto, Italo Ferreira e Odirlei Coutinho, Catarinense Pro 2014, Prainha de São Francisco do Sul (SC). Foto: Basílio Ruy
Luel Felipe, Alcides Neto, Italo Ferreira e Odirlei Coutinho no pódio da etapa. Foto: Basílio Ruy

O vencedor desta segunda etapa foi o pernambucano Luel Felipe, que encontrou as melhores ondas na final e somou 16,06 pontos contra os 16,03 pontos do catarinense Alcides Lopes Neto, local da Prainha, que bateu na trave e ficou com a segunda colocação no Oakley Pro14. O potiguar Italo Ferreira terminou na terceira colocação somando 15,57 pontos e o paulista Odirlei Coutinho ficou na quarta colocação, somando 12,17 pontos.

Essa seria a última etapa do circuito, mas o presidente da Fecasurf Fred Leite anuncioua possibilidade de mais uma etapa nos dias 20 e 21 de dezembro, na Praia Central de Balneário Camboriú, em parceria com a prefeitura da cidade, e a decisão do título catarinense de surf profissional de 2014 fica para a próxima etapa.

Os recordes desta última etapa do Oakley Pro14 foram do paranaense Peterson Crisanto, que marcou a maior nota – 9,17 pontos na oitava bateria do primeiro round, e do potiguar Ítalo Ferreira, que fez o maior somatório com 17,27 pontos nas suas duas melhores ondas da primeira bateria das quartas de finais.

Resultados da segunda etapa do Oakley Pro14

1 Luel Felipe (PE)
2 Alcides Lopes Neto (SC)
3 Italo Ferreira (RN)
4 Odirlei Coutinho (SP)

Ranking da Abrasp 2014

1 Italo Ferreira (RN)
2 Bino Lopes (BA)
3 Odirlei Coutinho (SP)
4 David do Carmo (SP)
5 Alex Ribeiro (SP)