COI APROVA O SURF EM LOS ANGELES 2028

Italo Ferreira, Jogos de Tóquio 2021, Shidashita, Tsurigasaki Beach, Japão, Surf, Chiba, Olimpíadas, Ichinomiya. Foto: Jonne Roriz / COB
Italo Ferreira é o primeiro medalhista de ouro olímpico da história do surf, esporte confirmado em Los Angeles 2028. Foto: Jonne Roriz / COB

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou formalmente a proposta de incluir surf, skate e escalada esportiva nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

A decisão foi tomada durante a 139ª sessão do COI, na quinta-feira (3), em Pequim, China, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022.

Todos os três esportes fizeram sua estreia olímpica em Tóquio, em 2021. “Os Jogos LA28 sempre foram para trazer mais frescor, energia juvenil e criatividade para o movimento olímpico e paralímpico”, disse Casey Wasserman, presidente do comitê organizador de LA em um comunicado.

Os três esportes já faziam parte da programação dos Jogos de Paris 2024. “A proposta de inclusão desses esportes juvenis é baseada no sucesso de Tóquio 2028, um compromisso com a inovação e também o reconhecimento das raízes profundas que cada um desses três esportes tem em Los Angeles e na Califórnia”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, no início de dezembro, quando o Conselho Executivo do COI recomendou que essas três celebradas atividades californianas fizessem parte das Olimpíadas de Los Angeles 2028.

Os LA Games estão programados para acontecer de 21 de julho a 8 de agosto de 2028.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Veja também:

Italo ganha estátua em Baía Formosa